Coleção IRIM
v.1 / dez. 2019
ISBN: 978-85-7826-766-7 (E-book)
O Simpósio de Regência e Interpretação Musical – SIRIM tem como objetivo propor a discussão acadêmica sobre temas ligados à formação do regente e seu campo de atuação. Como objetivo específico, pretende fomentar a divulgação de pesquisas científicas em conformidade com os diversos grupos de trabalhos (GTs) e por meio de comunicações orais.
Os organizadores do evento estimulam pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação em música e áreas afins, regentes de corais, bandas e orquestras, instrumentistas e coralistas, educadores musicais, que trabalham e atuam em escolas de educação básica, escolas especializadas, instituições municipais e socioeducativas a participarem e a submeterem seus trabalhos científicos.
O SIRIM é um evento coordenado pelo grupo de pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical – IRIM veiculado ao Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará. O programa de Graduação e Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o curso de Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Ceará (UFC e UFC-Cariri) – através do grupo de pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical e do Laboratório Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará –, uniram-se para promover o I Simpósio de Regência e Interpretação Musical, tendo como tema: A formação do regente: competências formativas, possibilidades de ação e desafios profissionais.
Coordenadores do SIRIM
Marcio Landi
Inez Martins
Coordenação Geral
Presidente
Dr. Marcio Spartaco Nigri Landi (UECE)
Vice-Presidente
Dra. Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves (UECE)
Comitê Científico
Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves (UECE)
Ewelter de Siqueira e Rocha (UECE)
Alfredo Jacinto Barros (UECE)
Mário Tadeu Siqueira Barros (UECE)
Gerardo Viana Júnior (UFC)
Filipe Ximenes Parente (UFC)
Marco Antônio Silva (UFC - Cariri)
José Robson Maia de Almeida (UFC - Cariri)
Márcio Mattos Aragão Madeira (UFC - Cariri)
Marcelo Jardim de Campos (UFRJ)
José Maurício Valle Brandão (UFBA)
Marcos Botelho Lage (UFG)
Adeline Annelyse Marie (UFC- Sobral)
Marco Antônio Toledo (UFC- Sobral)
Conferencistas
Roberto Clemente Ramos López (UFRN)
André Luiz Muniz Oliveira (UFRN)
Erickinson Bezerra de Lima (UFRN)
Marcio Spartaco Nigri Landi (UECE)
Debatedores
Leandro Serafim (UFC)
Ênio Antunes
Robson Lima
Potiguar Fontenele (UECE)
Gerardo Júnior (UFC)
Alfredo Barros (UECE)
Mediadores
Ewelter Rocha (UECE)
Inez Martins (UECE)
Mario Tadeu (UECE)
Editor
Marcio Landi
NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE RESUMO SIMPLES
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O título do trabalho não deve possuir mais que 10 palavras, em caixa alta, centralizado e em negrito;
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O nome do(s) autor(es), no máximo três, deve vir abaixo do título alinhado a direita, com referência a Instituição a qual está vinculado e e-mail;
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O resumo deve ser digitado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, em parágrafo único, iniciando com a palavra resumo em caixa alta e negrito e margens da folha: superior: 3,0; esquerda: 3,0; inferior: 2,0 e direita: 2,0;
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A extensão do resumo simples deve possuir no mínimo 250 palavras e no máximo 1 (uma) lauda, explicitando com clareza o objetivo, procedimentos metodológicos, resultados (parciais ou finais) e conclusões;
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Em parágrafo posterior, ao final do resumo, devem ser incluídas três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, com a última, finalizada com um ponto. A “Palavras-chave” inicial deve ser digitado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, iniciando com a letra maiúscula, em negrito, com dois pontos no fim.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE ARTIGOS
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O título do trabalho não deve possuir mais que 10 palavras, em caixa alta, centralizado e em negrito;
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O nome do(s) autor(es), no máximo três, deve vir abaixo do título alinhado a direita, com referência a Instituição a qual e está vinculado e e.mail;
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Possuir no seu início o resumo simples (ver acima as normas de resumo);
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Conter 07 a 10 laudas, com resumo e referências bibliográficas incluídos;
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As notas devem vir em rodapé;
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Citações e referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT.
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Deve ser digitado com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de1,5, parágrafo de 1,5 e margens da folha: superior: 3,0; esquerda: 3,0; inferior: 2,0 e direita: 2,0.
NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS
Os trabalhos – artigo e resumo simples – devem ser enviados, anexados em Word, para o e-mail irim@uece.br com a identificação do GT escolhido, conforme relação mencionada acima. Para a submissão, o trabalho não deve constar o nome dos autores. No texto a ser anexado para o evento, o(s) nome(s) do(s) autor(es), filiação institucional e e-mail deve(m) aparecer somente na versão final do trabalho que será reenviado após o parecer da comissão científica. No campo "assunto" você deve escrever se é “resumo simples” ou “artigo” e o “GT” escolhido, de acordo com a categoria de seu trabalho. No corpo do e-mail, escreva o título do trabalho, nome dos autores, filiação institucional e e-mail.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
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Todos os trabalhos serão apresentados na modalidade oral - resumos simples e artigos;
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Os resumos simples terão a duração de dez minutos;
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Os artigos serão com duração máxima de quinze minutos.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
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Os trabalhos que não atenderem às normas de formatação descritas acima e as normas da ABNT serão automaticamente eliminados;
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O material aceito para apresentação e publicação será utilizado em sua versão original, mas sofrerá adequações de diagramação;
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Todos os participantes inscritos no SIRIM receberão certificados de participação do evento. Para os que vão apresentar oralmente os trabalhos que foram previamente escritos e aceitos, só receberão o certificado de “apresentação de comunicação oral” o participante que apresentar seu trabalho presencialmente e assinar a lista de presença;
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A revisão do português e normalização, nos(s) trabalho(s), é de responsabilidade do(s) autor(es);
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Cada autor poderá inscrever somente 1 (um) trabalho como autor principal (seja ele resumo ou artigo) e cada trabalho poderá conter no máximo 2 (dois) coautores,somando-se até 3 (três) nomes por trabalho. Entre autoria e coautoria cada inscrito só poderá participar de no máximo três trabalhos.
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Os participantes que apresentarem presencialmente seus trabalhos terão seus textos publicados nos Anais eletrônicos do Simpósio 2018 se tiverem sido devidamente reenviados com as alterações solicitadas pelos pareceristas dentro do cronograma indicado no site.;
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A taxa de inscrição deverá ser paga por todos os autores e coautores, sendo a mesma cobrada individualmente por autor e coautor(es), e não por trabalho;
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A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese nenhuma.
EDIÇÃO COMPLETA
Competências formativas do regente
O PAPEL DO REGENTE: DE SUA CONSTITUIÇÃO NO PASSADO À SUA FUNÇÃO ARTÍSTICO SOCIAL NO PRESENTE
Marcio Spartaco Nigri Landi
Inez Martins Gonçalves
RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DO MESTRE DE BANDA DA BAHIA E TRÊS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO
Joel Luis Barbosa
METACOGNIÇÃO E BANDA DE MÚSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Marco Antonio Toledo Nascimento
Possibilidades de ação e desafios profissionais do regente
O MAESTRO DE ORQUESTRA E O MERCADO DE TRABALHO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Camila Carrascoza Bomfim
O REGENTE PROFESSOR: REFLEXÕES EM GRUPOS AMADORES E ESTUDANTIS
Marcos Botelho
JOGOS MUSICAIS NO CANTO CORAL: MOTIVAÇÃO E POSSIBILIDADES
Jéssica Barbosa de Sales
Performance e interpretação musical
COMPOSITOR-REGENTE E REGENTE-INTÉRPRETE: CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E INTERPRETATIVAS
Willian Aparecido Ciriaco da Silva
André Luiz Muniz Oliveira
O REGENTE NA CONSTRUÇÃO DA SONORIDADE DA BANDA SINFÔNICA
Frances Serpa
ENSAIO SOBRE AS RELAÇÕES ORQUESTRAIS NO CONCEITO PERFORMÁTICO DE PAUL ZUMTHOR
Caio Anderson Ramires
ARTICULAÇÃO MUSICAL NAS SONATAS PARA PIANO DE W. A. MOZART
Nelma Maria Moraes Dahas Jorge
O USO DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS NA PEDAGOGIA DA FLAUTA TRANSVERSAL.
Paulo Ferreira da Costa
GARIMPANDO SONS: CATALOGAÇÃO DAS COMPOSIÇÕES DE LUIZINHO DUARTE
Karine Freire Teles Alves Luciana Rodrigues Gifoni
O regente como educador musical
FUNDAÇÃO RAIMUNDO FAGNER E O ESPETÁCULO GLORIADE VIVALDI
Ezequiel da Silva Moreira
CAMPO E HABITUS NO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Magali F. Bielski Serafim
NÍVEIS DIDÁTICOS PARA INICIAÇÃO EM INSTRUMENTOS DE SOPRO: NOTAS/RITMOS
Tenison Santana dos Santos
Resumo dos trabalhos apresentados no I Simpósio de Regência e Interpretação Musical
A APLICAÇÃO DA ARTICULAÇÃO “P-M-I” EM TRECHOS ESCALARES PARA VIOLÃO
Jeias Silvestre Silva de Araújo
Édipo Matias Bezerra
A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE BEBÊS
Andrêssa da Silva Lopes
Vanessa Lima de Carvalho
Luciana Rodrigues Gifoni
A PRÁTICA DA TRADUÇÃO COMO AÇÃO FORMATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MÚSICA
Lucas Barreto Santos
Luciana Rodrigues Gifoni
ARTE E MÚSICA NA ESCOLA: DEBATES E DIÁLOGOS
Luciana Moreira Teixeira
AS FUNÇÕES COGNITIVAS IMPLICADAS NA REGÊNCIA DE ORQUESTRAS UNIVERSITÁRIAS
Adeline Stervinou
Leticia Muniz da Costa
Kátia Sousa Ferreira
CONHECENDO POLIRRITMIAS NAS OBRAS PARA FLAUTA SOLO DE LIDUINO PITOMBEIRA
Samuel Pereira de Castro
Heriberto Cavalcante Porto Filho
ESTUDO ORGANOLÓGICO DOS INSTRUMENTOS DE TECLAS
Benedito Júnior Florêncio Lopes
FUNÇÃO E GESTUAL DO REGENTE EM UM GRUPO MUSICAL
Kleiser Gomes de Oliveira
Christian Emanoel Aires Pinheiro
METODOLOGIAS DE ENSINO DE TROMPETE EM CURSOS MEDIOTEC
Washington de Sousa Soares
MÚSICA, MOVIMENTO, EXPRESSÃO CORPORAL - MEDIANDO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SURDAS
Paulo Bruno de Andrade Braga
Luciana Rodrigues Gifoni
Marilene Calderaro Munguba
O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA WALDORF MICAEL FORTALEZA
Carla Rebecca Carneiro de Souza Freitas
PELOS OLHOS DO CEGO: O ESCURO MUSICALIZADOR
Alef James Braga Fonseca
PRÁTICAS CULTURAIS E IDENTIDADES NO SUBCAMPO VIOLONÍSTICO DE FORTALEZA
Sarita Cristina Saito
UMA VIAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA E DANÇA MEDIEVAL E RENASCENTISTA
Elidia Clara Aguiar Veríssimo
Taynah Monte Façanha Barreto
YOUSICIAN: UMA FERRAMENTA DE INICIAÇÃO À LEITURA PARA PIANO
Yago Fernando Bastos de Castro